A importância de bons mentores para startups

Vida de empreendedor é um desafio constante e os recursos quase sempre são bastante limitados. Entre estes recursos escassos está um que é extremamente precioso: tempo. “Testar logo para, se for o caso, errar logo e aprender rápido” é uma velha máxima conhecida do universo de startups. Só que há momentos em que a estrada parece chegar ao fim. O conhecimento do time e as vivências os levaram até aquele ponto, mas a decisão a seguir é extremamente estratégica e a boa e velha “tentativa e erro” pode custar bem caro. Neste momento surge a necessidade de uma figura extremamente importante: mentor(a).

O mentor é um recurso preciosíssimo que, além de poupar tempo e muitas vezes dinheiro das startups, oferece auxílio “cirúrgico” e apoio estratégico. O melhor é que na maioria das vezes o ganho não é apenas da empresa, mas também dos profissionais que recebem a mentoria. Uma pergunta constante é “o que esperar de um mentor?”. Este é um ponto bem importante pois muitos empreendedores esperam que o mentor ofereça respostas prontas ou aponte o caminho a seguir. Obviamente se você escolheu o mentor é porque conhece o background dele e provavelmente admira o caminho que ele percorreu profissionalmente. Com certeza a bagagem dele está mais pesada e poderá evitar algumas tomadas de decisões erradas ou mesmo apontar caminhos que você não pensou. Mas ainda assim tenha em mente que esse direcionamento precisa ser uma provocação pra você e não uma sessão terapêutica ou acadêmica. Saiba exatamente o que você quer daquele(a) mentor(a) e porque você o/a escolheu. Seja objetivo(a) na sua necessidade inclusive em respeito ao tempo da pessoa que escolheu por “conselheiro”. Escolha a melhor maneira de aproximar-se da pessoa que poderá ajuda-lo(a) e abra conversa informando sobre a sua admiração profissional por ele(a). Na sequência informe o porquê você entende que a experiência daquela pessoa poderá te ajudar. Muitas vezes aproximar-se de um mentor é um processo natural e acontece de forma espontânea. Mas algumas vezes a rede de contatos é limitada demais ou você não tem acesso a esta pessoa que pode ajuda-lo(a). O conselho nesta hora é “se vira”. Afinal de contas você é um “resolvedor de problemas” e este será apenas mais um no seu caminho.

Sob este aspecto, startups que passam por processos de aceleração possuem uma vantagem muito interessante. A aceleradora, pela própria característica do negócio, reúne um networking consistente e provavelmente maior que o seu. Acionar um profissional ou um executivo para auxiliar você é parte da proposta de entrega da aceleradora. Se você for uma “startup acelerada” use e abuse deste recurso precioso. Agora se a sua intenção é passar por um processo de aceleração, informe-se minimamente sobre a rede de contatos da aceleradora. Qual abrangência ela alcança? Qual o nível dos executivos que ela pode te colocar em contato? Entenda se ela está comprometida em conectá-lo(a) a pessoas que tenham background que realmente possam te ajudar. Se estes possíveis mentores são pessoas de mercado que conhecem sobre negócios em profundidade. Se realmente você terá fácil acesso a eles. Lembre-se que dinheiro não resolve tudo e que uma boa sessão de mentoria pode leva-lo a decisões que colocarão o seu negócio “no próximo nível”.

E falando em próximo nível, board experiente e “de calibre”, e fácil acesso a executivos deste porte, a Pluris Aceleradora, entre vários importantes benefícios para as startups aceleradas, está colocando a disposição dos empreendedores os executivos do maior grupo de educação básica do Brasil e sexto maior grupo educacional do mundo. Os executivos do grupo SEB compõem o board dos mentores que oferecerão apoio estratégico às startups aceleradas na Pluris. Por isto mencionei acima sobre conhecer a aceleradora que você está aplicando para avaliar os recursos que estarão à sua disposição. Receber mentoria de pessoas adequadas podem fazer a diferença na sua jornada empreendedora.

Se você quiser participar do processo seletivo da Pluris, é bem simples. Inscreva-se no site .

Você tem mentores? Conta pra mim como os escolheu e como eles te ajudam.

Reneide Campelo Melo
Pluris Aceleradora