Benefícios de participar de um programa de aceleração

Finalmente nossa sociedade começa a perceber que a única maneira de mudar nosso entorno, e consequentemente o mundo é através do empreendedorismo. Essa atitude de assumir o protagonismo para pensar uma nova solução para os problemas atuais, correndo integralmente todos os riscos, ônus e bônus nos move na direção do progresso.

O progresso só acontece com execução! É nesse ponto que as dificuldades começam a aparecer, pois a execução não é tão romântica assim. O dia-a-dia do empreendedor é feito de trabalho duro e escolhas: devo investir em marketing ou melhorar meu produto? Contratar um novo vendedor ou mais um desenvolvedor? Cada escolha é uma renúncia e o sucesso do empreendimento depende dessas escolhas.

Muitos dos negócios criados até hoje foram construídos por empreendedores que tiveram estas dificuldades e as superaram. Entretanto, existem organizações que podem auxiliá-lo nestas escolhas: são as aceleradoras. O foco de uma aceleradora é apoiar o desenvolvimento de Startups.

Segundo Steve Blank, uma Startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetitivo e rentável. Caso seu empreendimento não possua essas características – o que não é necessariamente ruim – uma aceleração não é uma boa opção para você.

Conectada ao ecossistema empreendedor, o propósito das aceleradoras é fomentar essa atividade, facilitando o acesso a conhecimento às principais metodologias para o desenvolvimento de negócios exponenciais, mentorias com executivos e empreendedores experientes, acesso à captação de investimento e networking com o mercado. Entrar em uma aceleradora não é uma garantia para o sucesso, entretanto pode fazer com que esse caminho seja menos doloroso.

Atualmente vemos um movimento de grandes empresas criando seus próprios programas de aceleração. A Pluris Aceleradora, sediada no Instituto SEB, braço de investimento social do Grupo SEB, maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores do mundo é um exemplo disso. O programa tem como foco a atração de negócios principalmente nas áreas de educação e impacto social, permitindo com que empreendedores vivenciem os desafios dessas áreas, potencializando o desenvolvimento de soluções mais alinhadas às necessidades do mercado.

Espero que essas informações possam ajudar os empreendedores a tomar as melhores decisões na escolha de um programa de aceleração e que essa escolha lhe traga muitos resultados.

Boa sorte nessa caminhada!

João Paulo Geroldo – Mentor especializado em startups

________________________________________________________________________________

Interessad@ no programa de aceleração da Pluris? Inscreva-se agora em www.plurisaceleradora.com.br.